A 2ª edição da 1-54 Contemporary African Art Fair em Marrakech vai ter lugar a 23 e 24 de Fevereiro. Depois de ser estabelecido como uma das mais importantes feiras de arte contemporânea de África actuais com as suas edições em Nova Iorque e Londres, a 1-54 avançou no ano passado para a sua primeira edição no continente africano. Os bons resultados obtidos tiveram como consequência a confirmação de Marrakech como o terceiro pilar desta iniciativa concebida pela egípcia Touria El Glaoui.
A edição deste ano conta com a presença de 18 galerias das quais 7 são provenientes do continente africano: Galerie Cécile Fakhoury (Abidjan, Costa do Marfim / Dakar, Senegal), Goodman Gallery (Joanesburgo e Cidade do Cabo, África do Sul), L’Atelier 21 (Casablanca, Marrocos), Loft Art Gallery (Casablanca, Marrocos), LouiSimone Guirandou Gallery (Abidjan, Costa do Marfim), Retro Africa (Abuja, Nigeria), e Siniya28 (Marrakech,Marrocos). Pode ver a lista completa das galerias participantes aqui.
William Kentridge, Drawing from The Head and the Load (Afrika-Africa-L’Afrique), 2018 (cortesia da Goodman Gallery)
Para além da exposição principal que terá lugar, como no ano passado, no hotel La Mamouniain, haverá ainda um vasto conjunto de iniciativas paralelas que irão decorrer no MACAAL (Museum of African Contemporary Art Al Maaden), no Musée Yves Saint Laurent Marrakech, na Montresso Art Foundation, na Comptoir des Mines Galerie, na galeria LE 18 e na Fondation Farid Belkahia.
O programa de debates (1-54 Forum) tem curadoria de Karima Boudou e centrar-se-á na figura do pintor, músico e poeta afro-americano Ted Joans (1928-2003).
Pode ver o programa completo aqui